Cerrado,ecologia,biodiversidade e conservação do meio ambiente

AUTORA
Professora Maria Eunice de Amorim, 4º ano

Na turma do 4º Ano, desenvolvemos atividades entre a teoria e a prática ressaltando sobre a importância da preservação da natureza, por meio de experiências tanto dentro como fora da sala de aula, abordando o tema: Bioma brasileiro - Cerrado.

No decorrer do desenvolvimento das aulas os alunos puderam realizar pesquisas bibliográficas, leituras e também produção de texto por meio da análise do respectivo tema. A partir da explicação oral sobre a riqueza da biodiversidade e sobre o grande potencial hídrico desse bioma, realizamos uma roda de conversa mostrando aos alunos que esse bioma vem sofrendo inúmeras devastações e extinção de alguns animais.

Durante a realização das atividades foi sugerido uma observação multimídia, adaptando de acordo com as possibilidades dos alunos, elaboração de um texto informativo abordando o tema, bem como a caracterização de um ambiente lúdico. Os alunos puderam analisar o mapa brasileiro para a identificação dos Estados que compõem o Cerrado, tendo uma participação ativa dos mesmos utilizando dos conhecimentos geográficos para entender a interação sociedade/ natureza exercitando também a cidadania, a cooperação e o respeito da turma.

Foram escolhidas 05 espécies de animais que estão em extinção: O Lobo Guará, A Onça-pintada, o Tatu Bola, A Anta e o Tamanduá Bandeira. Esses animais foram confeccionados em EVA, para que os alunos tivessem o contato físico e visual e pesquisarem sobre as características de cada animal. Uma atividade que despertou a curiosidade e também a criatividade dos discentes.

E para complementar a atividade teórica, realizamos uma atividade prática, levando em consideração a comemoração do Dia do Meio Ambiente (05/06), ao qual realizamos uma aula dinâmica fora da sala de aula. Com o apoio da equipe pedagógica fizemos uma visita a uma propriedade particular com a autorização dos proprietários, nas proximidades da escola, com intuito de mostrar aos alunos um açude e a nascente de uma mina de água, de modo que a mesma abastece a casa dos proprietários e também o próprio açude.

Uma atividade que teve por objetivo, mostrar aos alunos que a preservação do meio ambiente está em nossas mãos, depende das nossas ações e atitudes, das quais se começa com a conscientização e as reflexões abordadas na escola e também em casa.


































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A importância das árvores para o meio ambiente

Dia dos Povos Indígenas