A importância das árvores para o meio ambiente

AUTORA
Professora Maria Eunice de Amorim, 4º ano

No dia 27/04 os alunos da turma do 4º ano da Escola Municipal Manuel Bandeira, realizaram algumas atividades entorno do tema: Mata Atlântica. Que teve por objetivo de observar e explorar o meio ambiente com curiosidade, percebendo-se como ser integrante, dependente, transformador e, acima de tudo, que tem atitudes para a preservação e a conservação de um ambiente sustentável. Assim, foi realizado um trabalho de conscientização no ambiente escolar acerca da defesa do meio ambiente saudável levando em consideração a preservação das matas nativas e a conservação da Mata Atlântica e da sua biodiversidade, colocando em prática a interdisciplinaridade de maneira lúdica e atrativa, por meio de leituras de textos informativos, criação de maquete e entrega de mudas de árvores frutíferas e não frutíferas.

A atividade iniciou-se por meio da explicação oral da professora Maria Eunice sobre a biodiversidade existente na Mata Atlântica, destacando também sobre a extinção da flora e da fauna na região. Os alunos tiveram a oportunidade de manusear o mapa com o intuito de identificarem os dezessete Estados brasileiros que compõem a Mata Atlântica e também puderam participar ativamente na construção de uma maquete representando os biomas encontrados na floresta amazônica.

Esse trabalho contou com uma parceria essencial no processo-aprendizagem dos alunos: escola e família, de modo que, ao término das atividades interdisciplinares desenvolvidas pela professora, os alunos receberam da mesma, algumas mudas de árvores frutíferas e não frutíferas, ao qual cada aluno levou a sua muda e teve o auxílio dos pais e responsáveis para plantá-las. Representando assim o trabalho coletivo e as ações responsáveis para a preservação do nosso meio ambiente.
























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dia dos Povos Indígenas